
Uma luta histórica que começou no segundo reinado, quando Dom Pedro II criou o Imperial Instituto Baiano de Agricultura. Isso aconteceu em novembro de 1859, na histórica cidade de São Francisco do Conde, recôncavo baiano. O instituto passou a ser reconhecido como escola em fevereiro de 1877, passando a se chamar “Escola Agrícola da Bahia”.
Em 1905, essa prestativa instituição passou para a esfera estadual como Instituto Agrícola da Bahia, oferecendo curso a Escola Média Teórica e Prática de Agricultura e posteriormente o superior, 1920.
No ano de 1931, em pleno processo revolucionário e tendo o estado vivendo sob intervenção do tenente Juracy Magalhães, a Escola Agrícola foi transferida para a capital, ficando nessa situação até 1943, quando muda definitivamente para a bela e hospitaleira cidade de Cruz das Almas, passando a chamar-se “Escola Agronômica da Bahia”.
Nessa foto podemos observar o assentamento da pedra inaugural em junho de 1940. Estava presente ao lançamento, além de autoridades diversas e populares, o governador e interventor federal Landulfo Alves (1938-1942), segundo a esquerda e do engenheiro Delsuc Moscoso de Oliveira no centro e segurando o chapéu na cabeça.
NOTA DO EDITOR: A Escola Agronômica da Bahia posteriormente passou a ser a Escola de Agronomia da UFBA e, atualmente, transformou-se e ampliou-se na UFRB – Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
(FONTE: https://www.facebook.com/BAUHISTORICODABAHIA ;
Foto: J. Nogueira )

Deixe um comentário