
A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia UFRB foi criada pela Lei 11.151 de 29 de julhode 2005, tendo sido inaugurada pelo presidente Lula no [dia 21 de março] do ano posterior. Sua administração central localiza-se em Cruz das Almas, no local que antes era a Escola de Agronomia daUFBA, porém a UFRB está presente em várias outras cidades do Recôncavo da Bahia. Juntamente com o campus que se iniciou a UFRB, entraram em funcionamento os campi de Cachoeira, Santo Antônio de Jesus eAmargosa. Em setembro de 2013, foram inaugurados os campi nas cidades de Santo Amaro e Feira de Santana
A história do Instituto Imperial de Agricultura, fundado em 1859 por Dom Pedro II, até o movimento que envolveu o Recôncavo pela criação da UFRB. É o que conta o livro UFRB, 5 Anos – Caminhos Histórias e Memórias. O livro faz parte das comemorações pela passagem dos 5 anos de criação da universidade. É uma edição ricamente ilustrada e traz também o depoimento de pessoas que participaram dessa conquista, além de textos de professores da UFRB sobre o Recôncavo e a implantação da universidade.
Inteiramente produzido pela ASCOM-UFRB durante o ano de 2010, o livro buscou relatar a construção dessa história através de pesquisas e também, principalmente, pelas opiniões de alunos, professores, servidores e pessoas da comunidade do Recôncavo, o que permitiu retratar a importância da UFRB para a história e a sociedade desta região. A versão digital de Caminhos, Histórias e Memórias você pode conferir aqui.
(FONTE: https://www.ufrb.edu.br/portal/livro-ufrb-5-anos-caminhos-historias-e-memorias.; https://pt.wikipedia.org/wiki/Universidade_Federal_do_Rec%C3%B4ncavo_da_Bahia )

Deixe um comentário