Sumauma

Sabia que a árvore Sumaúma, no parque de mesmo nome localizado no Bairro Lauro Passos, foi tombada pelo Município em 2007? Mas calma! Isto quer dizer que, desde então, oficialmente ela faz parte do TOMBO, ou seja, do Patrimônio Ambiental do Município de Cruz das Almas.

Reza a lenda que a muda da árvore Sumaúma, que dá nome ao Parque, foi um presente do casal Sônia e Hélio Passos para Dr. Lauro Passos que completars 50 anos de idade, à época, e foi plantada ali onde, então, era a Fazenda Bonsucesso.

Sumauma3

Árvore da família das bombacáceas, a mesma da paineira e da munguba, a sumaúma (Ceiba pentandra) atinge cinqüenta metros de altura e é também conhecida por sumaumeira, árvore-da-lã, árvore-da-seda ou paina-lisa. Tem folhas digitadas, sustentadas por pecíolos longos, e dá flores brancas, campanuladas.

As raízes tabulares, ou sapopemas, que se desenvolvem como largas escoras ao redor da base do tronco, ajudando a sustentá-lo, são a característica mais marcante da sumaúma, uma das árvores mais imponentes da América do Sul, encontrada em estado espontâneo por toda a região amazônica.

Os frutos, grandes cápsulas com até trinta centímetros de comprimento por cinco de diâmetro, encerram numerosas sementes envolvidas por um tufo de filamentos sedosos que constituem a paina da sumaúma. Sob o nome de kapok, esta paina, extremamente flexível e de superior qualidade, já foi muito utilizada para o fabrico de salva-vidas e bóias, pois suporta de 30 a 35 vezes seu próprio peso na água. A sumaúma, que em condições naturais nasce em terra firme e nas várzeas, multiplica-se a partir de sementes e é extremamente longeva, pois chega a viver mais de cem anos.

(FONTE: Informações do editor e https://biomania.com.br/artigo/sumauma )

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

notícia do mês

A Vila de Cruz das Almas ganhou foros de cidade, através da Lei Estadual nº1.597, em 31 de agosto de 1921.