A Sociedade dos Artífices era uma agremiação representativa que reunia os artífices cruzalmenses, ou seja, os trabalhadores artesãos que produziam algum artefato, mediante encomendas recebidas: eram sapateiros, alfaiates, pintores, pedreiros, desenhistas, etc.

Segundo o memorialista Mário Pinto da Cunha, chamava-se “Sociedade Beneficente dos Artistas” e foi fundada em 27 de setembro de 1947. Funcionou durante muito tempo em prédio próprio onde, além das reuniões de representação da classe, os associados se reuniam também (e com maior frequência) para confraternizações, jogatinas (cartas, dominó, etc) e havia até um time de futebol.

Sua sede localizada na Rua Prof. Mata Pereira, defronte da Praça dos Artistas, um belíssimo prédio, que chegou a ficar em ruínas; mas foi totalmente restaurado em 2005, durante a gestão do prefeito Orlandinho.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

notícia do mês

A Freguesia de Nossa Senhora do Bom Sucesso da Cruz das Almas foi criada há 211 anos em 22 de janeiro de 1815.