“Nossa Terra” Desportiva, 1955. Entrevista com o Sr. Waltercio Barroso Fonseca.

PERGUNTA: Qual o seu nome?

RESPOSTA: Waltercio Barroso Fonseca.

P-Quais os seus Clubes: No Rio, Salvador, e aqui?

R-Fluminense e Bahia, respectivamente no Rio e Salvador, aqui, fui Ipanema e serei caso o reorganizem. Quanto aos atuais, nas pelejas entre si, aplaudirei as boas jogadas.

P-Quais os Esportes que já praticou?

R-Futebol, atletismo e caça. Como futebolista fui campeão em 1938 pelo quadro de aspirantes do S. C. Bahia da Capital (Escola) e participei também da segunda divisão, jogando pelo Fluminense. Como atleta, fui competidor pelo Yanque, filiado à L. B. A. e recordista no lançamento de dardo, durante o primeiro campeonato de estudantes; e como caçador, prefiro caçar ONÇA.

P-Qual foi a sua maior emoção na vida esportiva?

R-Foi quando ao apagar das luzes de uma memorável peleja entre Bonsucesso e Comercial, no saudoso (Estádio) Itapicuru, consegui vencer o arqueiro TERENCIO com um tiro na altura de sua intermediária, cobrando um foul cometido por Chico-Boi contra minha pessoa; com esse tento proporcionei no meu quadro a vitoria por 1X0. Sinceramente, esta foi a maior gloria esportiva de toda a minha vida.

P-E qual a maior decepção?

R-A derrota do selecionado brasileiro pelos uruguaios, por ocasião da IV Copa do Mundo, em 1950.

P-Qual a sua opinião sobre a reorganização da Liga?

R-Se cumprirem à risca o estatuto e seus regulamentos, sem PEIXADA, te-la-emos de fato reorganizada.

P-Acredita no seu sucesso?

R-Nas condições acima, acredito.

P-Como classifica o futebol cruzalmense nos setores: técnico, administrativo e disciplinar?

R-Setor técnico: falho. Setor administrativo: pude observar regularidade no início do campeonato extinto; todavia, no final. Os dirigentes dos clubes e da Liga, deixaram á margem seus compromissos e funções. Setor disciplinar, para pôr em funcionamento esta cláusula depende que a anterior seja bem ministrada.

P-Qual o melhor craque que ora milita no futebol cruzalmense?

R-Quando joga com amor ao clube e põe de lado o jogo violento, ninguem supera IVAN.

P-Qual o craque do passado que V. S. guarda maiores recordações e quais os motivos?

R-O imortal TONINHO DE CASTOR. Por inumeras vezes, formando comigo a ala esquerda do Comercial, fez centenas de vezes a assistência do (Estádio) Itapicuru vibrar de alegria, com suas penetrações sensacionais e exclusivas e com o seu esquerdo canhão. que redundava sempre em mais um goal para as nossas cores.

Eis portanto, as revelações sinceras deste desportista, cujo passado, tanto como eficiente player do Comercial como também na direção do saudoso Ipanema, sempre proporcionou motivos de orgulho para o nosso esporte; no presente, estou certo, não medirá esforços em prol do desenvolvimento esportivo em nossa terra.

Por Zéca Ferreira

notícia do mês

A Vila de Cruz das Almas ganhou foros de cidade, através da Lei Estadual nº1.597, em 31 de agosto de 1921.