
O Lions Clube de Cruz das Almas foi fundado em 7 de setembro de 1964, em Assembleia Festiva no Hotel de Campo do IPEAL, atualmente EMBRAPA, por senhores da sociedade e destacados profissionais Cruzalmenses, como Orlando Sampaio Passos, Antonio Sampaio Passos, Arthur Silveira, Fernando Galvão, Benedito Santana de Brito, Carmelito Barbosa Alves, Almir Pinto da Cunha Sobrinho e tantos outros baluartes.
No dia 15 de novembro de 1964, o Lions Clube comemora a data da sua carta constitutiva, portanto 02 datas festivas, de grande relevância para o Brasil, Dia da nossa Independência e da Proclamação da República, respectivamente.
A sigla LIONS significa:
L – Liberdade
I – Inteligência
O – Ordem,
N – Nacionalidade
S – Serviço.
Destacaram-se como Companheiros Leões, entre outros de grande relevância, além dos já citados, Alino Matta Santana, José Batista da Fonseca Neto, José Carlos Gomes Vieira, Ana Maria Araújo da Fonseca, Antonio Mascarenhas Sampaio, Hermiro Teixeira Mendes Filho, Evandro José Silva, Eduardo José Gonçalves, Jucinea Barbosa da Silva, Cloves Pereira Peixoto, Bernardo Peixoto de Brito.
Compõe ainda o clube a ala jovem, chamada de Leo Clube de Cruz das Almas.
Nesses 58 anos de existência, o Lions Clube Cruz das Almas realizou dezenas de campanhas em prol da comunidade local, com destaque para as seguintes:
- “Ajude O Lions A Ajudar o Hospital”, campanha que movimentou a comunidade cruzalmense para melhorar significativamente a estrutura física do Hospital Nossa Senhora do Bonsucesso e doar dez berços e centenas de roupas infantis para a casa de saúde.
- Construção da Biblioteca Municipal, hoje mantida e administrada pela prefeitura municipal, que ganhou uma sala com o nome do clube;
- Diversas Feiras de Saúde, com diversos tipos de exames, consultas médicas e distribuição de medicamentos.
- Campanhas de Óculos,
- Doação de Cestas Básicas,
- Distribuição de Brinquedos às Crianças Carentes no Natal,
- Distribuição de Cobertores no inverno, campanha que se repete todos os anos
- Distribuição de alimentos às quintas feiras aos moradores de rua.
- Campanhas Permanentes de Manutenção do Lar dos Idosos de Cruz das Almas, uma das maiores obras do Leonismo.
- Construção do Lar dos Idosos, que hoje atende exemplarmente a cerca de 80 idosos carentes de Cruz das Almas e região, substituindo o Abrigo dos Velhos, inaugurado em 5 de abril de 1987.
Os principais mentores dessa construção foram Benedito Santana de Brito, Adson Pereira de Almeida, Antonio Pereira de Almeida, Emmanoel Mendes dos Santos, Raimundo Almeida, Luiz do Banco da Bahia.
Para realização das Campanhas acima citadas o Lions contou com a colaboração efetiva e indispensável do Léo Clube de Cruz das Almas, do Comercio Cruzalmense e algumas delas com o apoio do Rotary Clube de Cruz das Almas.
Não tem sido fácil a manutenção do Lar dos Idosos de Cruz das Almas pelo nosso querido Lions e Leo Clube, razão pela qual a colaboração da comunidade Cruzalmense sempre será bem-vinda.
Convidamos neste ensejo a todos os Cruzalmenses, que gostam e precisam servir ao próximo, sem esperar recompensas, sem olharem a quem, de acordo com as recomendações de Jesus Cristo, nos seus evangelhos, a se engajarem em nosso movimento.
Os jovens independentemente do sexo, a partir de 16 anos até 25 anos poderão ingressar no Léo Clube e os demais ingressarão no LIONS Clube de Cruz das Almas.
(FONTE: José Batista da Fonseca Neto)
