Nathália Rosa Pedra Vellame nasceu em 01 de abril de 1908 na cidade de Feira de Santana e faleceu  no dia 02 de janeiro de 1999 aos 90 anos  na cidade de Cruz das Almas, deixando onze netos e cinco bisnetos. Sua história na Educação começou em 1930 quando aconteceu a colação de grau da primeira turma de professorandos da escola Normal de Feira de Santana, atual Instituto de Educação  Gastão Guimarães, a qual era uma das formandas.

Veio para Cruz das Almas, onde casou-se em 1934 com o Sr. Amarilio Lima Vellame, de cuja união, nasceram os filhos Dario e Denis Pedra Velame . Dedica sua vida ao magistério, como professora, e os últimos anos de sua vida como diretora das escolas Comendador Temístocles e Landulfo Alves (da qual foi a primeira diretora). Lecionava em sua própria residência o curso de admissão para entrada no magistério, expressando seu grande empenho pela Educação.

A professora Natália Velame era uma pessoa tranqüila, calma e sabia conviver com todos. Como profissional da educação era bastante comprometida e gostava do que fazia, pois, enquanto diretora, na falta de qualquer professor, assumia a sala de aula, para que seus alunos não ficassem sem aula. Nos momentos de lazer ia à Igreja, feira e na cidade de Santo Amaro onde residia um de seus filhos.

notícia do mês

A Vila de Cruz das Almas ganhou foros de cidade, através da Lei Estadual nº1.597, em 31 de agosto de 1921.