
Você sabia que em Cruz das Almas existe um lugar que, antigamente, era conhecido como Milagre de São Lázaro?
Trata-se de uma fonte d’água, um minadouro, que fica próximo da antiga Estação de Pombal, e que as pessoas faziam romaria dirigindo-se para lá para rezar, tomar a água e assim obterem a cura para alguma enfermidade, pois acreditavam que a água era milagrosa. Segundo relatos de alguns moradores mais antigos da região, como o Sr. Nelson Correia, lá pelas décadas de 40 e 50, algumas pessoas “foram curadas de várias doenças. Naquela época, as pessoas chegavam a encher garrafas com a água da fonte (que afirmavam ser milagrosa) para poderem levar para casa e usar como tratamento”.
E, segundo ele ainda, “no local, havia uma imagem de São Lázaro, que depois foi retirada de lá, restaurada e hoje está na Igreja de São Lázaro, na Tabela”.
Conta-nos D. Rosélia França: “Lembrei da minha infância. Fui muitas vezes com minha Vó que morava na Tabela para as rezas, em procissão até o Cruzeiro de São Lázaro. Na época não existia luz elétrica e a gente fazia uso de vela e candieiro. Ali também era muito movimentado, pois era passagem para a Estação de Trem. Ainda existe uma imagem de São Lázaro para celebração da Santa Missa na Tesoura, não sei se é a mesma. Em breve será construída uma capela, já tem até o local.”
