Conta-nos o memorialista Dr. Leandro Costa Pinto de Araújo, em sua obra “Narrativas Que a Memória Conservou – Crônicas”, que no ano de 1943 ocorreu um evento auspicioso, pioneiro no âmbito da educação superior em Cruz das Almas, um dos fatores impulsionadores importantes para o seu desenvolvimento, que foi a instalação da Escola Agronômica da Bahia (EAB), atualmente transformada na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia(UFRB).
No ano seguinte, por ocasião da formatura dos quartanistas de Agronomia, vindos com a Faculdade para Cruz das Almas, esteve presente o General Renato Onofre Pinto Aleixo, então Interventor Estadual, prestigiando o aludido evento. Era Diretor da Escola de Agronomia na época citada, o Dr. Orlando Gonçalves Teixeira, o qual, aproveitando a rara oportunidade da visita do referido governante, solicitou e conseguiu do mesmo a liberação de uma verba para a construção de um colégio para os Cursos Ginasial e Científico, unidade de nível secundário importante para o recém-instalado centro de ensino agronômico, tendo em vista a preparação de novas turmas de vestibulandos. Desse modo e com tal recurso financeiro, foi construído o Ginásio Alberto Tôrres , cuja inauguração e início de funcionamento ocorreu em 14 de março de 1948.
Oficialmente, já teve vários nomes como Instituto Educacional Alberto Tôrres, Ginásio Alberto Tôrres, Colégio Alberto Tôrres e Colégio Estadual Alberto Tôrres (CEAT).
Assim, completando 75 anos de existência, o CEAT atualmente é denominado Centro Territorial de Educação Profissional Recôncavo II Alberto Tôrres (CETEP Recôncavo II Alberto Tôrres) e ainda continua prestando relevantes serviços à Educação cruzalmense, baiana e brasileira!







