CASA DA CULTURA GALENO D’AVELÍRIO

casa da cutura

A Casa da Cultura Galeno d’Avelírio surgiu como um espaço para abrigar todas as manifestações culturais do Recôncavo. A sua história nos remete ao ano de 1987 quando ocorreu a mudança da antiga cadeia municipal de Cruz das Almas da rua XV de Novembro para outro local. O antigo prédio, construído em 1922, poderia então ter outra finalidade. Um grupo formado pelos artistas Gláucia Guerra de Oliveira, Nelson Magalhães Filho, Hermes Peixoto, Luciano Passos, Graça Sena, Lita Passos e Luis Carlos Mendes procurou o prefeito, Sr. Carmelito Barbosa Alves, e reivindicou o espaço. Após várias rodadas de negociação em que os artistas defendiam a transformação da velha cadeia num centro cultural, começaram então as reformas.

Assim, no dia 27 de Julho de 1987, abriam-se as portas da Casa da Cultura Galeno d’Avelírio para abrigar todas as manifestações culturais presentes em Cruz das Almas e Recôncavo.

Casa da Cultura 2

A Casa da Cultura é administrada pela Fundação Cultural Galeno d’Avelírio, organização que nasceu do desejo e da mobilização de artistas, poetas e escritores cruzalmenses.

A Fundação ganhou vida no dia 04 de agosto de 1986 e ganhou o nome do poeta baiano de Cruz das Almas Galeno d’Avelírio, pela sua contribuição para o reconhecimento da literatura desse município.

A Fundação é reconhecida de utilidade pública municipal e fica sediada na Casa da Cultura. Nesse espaço são realizadas várias atividades artístico-culturais e oferecidos cursos e oficinas para jovens e adultos. A Casa da Cultura é mantida por convênios celebrados com a Prefeitura Municipal e outras instituições governamentais.

Casa da Cultura 3

Endereço: 

R. XV de Novembro, 56, Centro, Cruz das Almas – BA.

A Diretoria da Fundação Cultural Galeno D’Avelírio é formada por: 

– Presidente

– Diretor Administrativo/Patrimonial


– Diretor Artístico/Cultural

– Diretor Financeiro.

A Fundação conta ainda com Conselho Curador e Conselho Fiscal.

(FONTES: http://galenodavelirio.blogspot.com.br/; Moção Nº 12.102/2010, de Congratulações pelos 23 anos da Casa da Cultura Galeno d’Avelírio pelo Deputado Estadual Yulo Oiticica)

 

Publicado por

Edisandro Barbosa Bingre

Escritor, poeta, pesquisador memorialista. Em 2020 foi agraciado pela Câmara de Vereadores com o Título de Cidadão Cruzalmense.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.