CASA DA CULTURA GALENO D’AVELÍRIO

casa da cutura

A Casa da Cultura Galeno d’Avelírio surgiu como um espaço para abrigar todas as manifestações culturais do Recôncavo. A sua história nos remete ao ano de 1987 quando ocorreu a mudança da antiga cadeia municipal de Cruz das Almas da rua XV de Novembro para outro local. O antigo prédio, construído em 1922, poderia então ter outra finalidade. Um grupo formado pelos artistas Gláucia Guerra de Oliveira, Nelson Magalhães Filho, Hermes Peixoto, Luciano Passos, Graça Sena, Lita Passos e Luis Carlos Mendes procurou o prefeito, Sr. Carmelito Barbosa Alves, e reivindicou o espaço. Após várias rodadas de negociação em que os artistas defendiam a transformação da velha cadeia num centro cultural, começaram então as reformas.

Assim, no dia 27 de Julho de 1987, abriam-se as portas da Casa da Cultura Galeno d’Avelírio para abrigar todas as manifestações culturais presentes em Cruz das Almas e Recôncavo.

A Casa da Cultura é administrada pela Fundação Cultural Galeno d’Avelírio, organização que nasceu do desejo e da mobilização de artistas, poetas e escritores cruzalmenses.

A Fundação ganhou vida no dia 04 de agosto de 1986 e ganhou o nome do poeta baiano de Cruz das Almas Galeno d’Avelírio, pela sua contribuição para o reconhecimento da literatura desse município.

A Fundação é reconhecida de utilidade pública municipal e fica sediada na Casa da Cultura. Nesse espaço são realizadas várias atividades artístico-culturais e oferecidos cursos e oficinas para jovens e adultos. A Casa da Cultura é mantida por convênios celebrados com a Prefeitura Municipal e outras instituições governamentais.

Casa da Cultura 3

Endereço: 

R. XV de Novembro, 56, Centro, Cruz das Almas – BA.

A Diretoria Executiva da Fundação Cultural Galeno D’Avelírio é formada por: 

Presidente, Diretor Administrativo/Patrimonial, Diretor Artístico/Cultural e Diretor Financeiro

A Fundação conta ainda com Conselho Curador e Conselho Fiscal.

(FONTES: http://galenodavelirio.blogspot.com.br)

 

Publicado por

Edisandro Barbosa Bingre

Escritor, poeta, pesquisador memorialista e almanaquista. Agraciado em 2020 com o Título de Cidadão Cruzalmense pela Câmara de Vereadores de Cruz das Almas, Bahia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.