MONSENHOR NEIVA

Nascido no município de Dom Macedo, em 09 de abril de 1917, Monsenhor José de Souza Neiva deixou a família aos 7 anos para continuar os estudos na cidade de Conceição do Almeida, onde se tornou coroinha e teve os primeiros contatos com a vida sacerdotal. Ingressou no seminário em 1930 e foi ordenado no ano de 1942. Atuou como professor no Seminário Menor, em Itaparica, onde também cuidava das finanças. Transferido para Baixa Grande, passou a dedicar-se às comunidades eclesiais. Foi pároco na cidade de Macajuba e Itaberaba, além de diretor geral do Ginásio de Itaberaba. Em 2 de fevereiro de 1964 foi nomeado Cônego Honorário da Catedral de Ruy Barbosa e em 6 de março de 1966 passou a ser o pároco de Cruz das Almas. No ano de 1971 foi nomeado cônego da Catedral Metropolitana e Primacial de Salvador e, em 1973, passou a ser Monsenhor. Tornou-se, ainda, Membro do Conselho Presbiteral de Salvador e vigário Episcopal, nomeado pelo então Arcebispo de Salvador, Cardeal Dom Lucas Moreira Neves.

“O amor ao meu sacerdócio e ao meu ministério é marcado pelo contato com as comunidades. Fui convidado para estar em outras paróquias, mas só me sentia bem em trabalhar com as comunidades rurais. Nunca ambicionei nenhuma posição que me afastasse dos mais simples.” – Monsenhor José de Souza Neiva

Cem anos Neiva

O Monsenhor José de Souza Neiva faleceu em 13 de outubro de 2020, em Cruz das Almas, aos 103 anos de idade.

(FONTE: PasCom Arquidiocese São Salvador)

Publicado por

Edisandro Barbosa Bingre

Escritor, poeta, pesquisador memorialista e almanaquista. Agraciado em 2020 com o Título de Cidadão Cruzalmense pela Câmara de Vereadores de Cruz das Almas, Bahia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.