MARIA JOAQUINA

20180402_081539-1A luta de Maria Joaquina  da Conceição, nascida na cidade de Cruz das Almas e mãe  de nove filhos, começou na antiga fábrica de charutos Suerdieck, local onde trabalhou até se aposentar. Fato que não a retirou da luta, pois em 1986, quando a fábrica Suerdieck estava para fechar, as operárias recorreram a ela (que tinha uma grande influência no meio político) para mediar e ver o que seria possível ser feito para impedir o fechamento da fábrica.

Diante das grandes injustiças e situação precária das companheiras que não conseguiam emprego nas empresas enfardadoras (armazéns de fumo), Maria Joaquina decidiu fundar uma associação chamada Clube das Mães em parceria com amigas e amigos operária(o)s que estavam na ativa. Nasce aí o primeiro movimento social de mulheres na cidade de Cruz das Almas.  A implantação da associação trouxe benefícios para várias mulheres que juntas conseguiram máquinas para os cursos de corte e costura e datilografia. Essas aulas aconteciam na Filarmônica Euterpe Cruzalmense.

Maria Joaquina foi uma mulher à frente do seu tempo e simboliza o empoderamento feminino. Por esse motivo, a homenagem com o seu nome ao Centro de Referência da Mulher na cidade de Cruz das Almas

FONTE: CENTRO DE REFERÊNCIA E ATENDIMENTO A MULHER MARIA JOAQUINA / SECRETARIA MUNICIPAL DE POLÍTICA ESPECIAIS/ PREFEITURA DE CRUZ DAS ALMAS

Publicado por

Edisandro Barbosa Bingre

Escritor, poeta, pesquisador memorialista. Em 2020 foi agraciado pela Câmara de Vereadores com o Título de Cidadão Cruzalmense.

Um comentário sobre “MARIA JOAQUINA”

  1. Maria Joaquina! Honra e glória da mulher cruzalmense! Grande companheira de de lutas na Frente Nacionalista de Cruz das Almas.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.