
Quem lembra das fachadas das casas de antigamente? Com seus belíssimos detalhes arquitetônicos, algumas eram grandes e luxuosas, outras nem tanto, até bem simples, porém bem trabalhadas. Lembro-me de ter vsto algumas ao longo da Rua Lauro Passos na Baixinha da Vitória, na Rua da Vitória, na Rua das Poções, na Praça Senador Temístocles, na Avenida Alberto Passos e na Crisogno Fernandes. Eram lindas, típicas das cidades interioranas mais desenvolvidas!
É uma pena ver que na maioria dessas cidades, e em Cruz não tem sido diferente, estas edificações estão sendo destruídas. Hoje, a arquitetura da cidade não revela quase nada de seu passado já secular. São poucos os locais que ainda guardam a beleza original. Sem orientação, alguns proprietários de imóveis que ainda mantinham uma arquitetura reveladora do passado, fazem reformas ou demolições, levando embora, junto com os entulhos, uma história que deveria ser preservada. É realmente lamentável, uma triste realidade!
Quem foram alguns dos grandes Mestres-de-Obras de nossa cidade? Segundo Hermes Peixoto em Vultos e Imagens do Cruzeiro das Almas, 2012…
“As primeiras construções
Feitas com muito amor
Com marcas de Mestre Franco
Excelente construtor
De Mestre Sala o italiano
E de Ótens o inovador
Enquanto Franco fazia
As casas, e muito bem
Mestre Sala arquitetava
Construções como ninguém
E Ótens o alemão do fumo
Espaçosos armazéns”



Deixe um comentário