BIBLIOTECA MUNICIPAL CARMELITO BARBOSA ALVES

A Biblioteca Municipal Carmelito Barbosa Alves foi construída na administração do prefeito de mesmo nome e inaugurada em 29 de Julho de 1976. Sua primeira diretora foi a Sra. Iara Barbosa.
A Biblioteca Carmelito Barbosa Alves é uma instituição dedicada à propagação de uma política de leitura, de pesquisa e de guarda do acervo bibliográfico do município e tem sua estrutura organizacional dividida em sete setores: empréstimo, pesquisa, infantil, leitura, sala de informática, diretoria e um auditório que possui capacidade para 290 assentos e atende a população em eventos e até como espaço de cinema.

A Biblioteca está localizada à Rua Raimundo Conceição “Rei Cônsul”, no Centro.

Possui um acervo de aproximadamente 20.000 livros, que atende toda a comunidade. Seus usuários são em sua grande maioria estudantes da rede pública municipal, estadual e particular, atendendo também a estudantes pré-vestibulandos e universitários que chegam à procura de materiais bibliográficos e de um espaço adequado para ler e estudar. Mais de uma dezena de funcionários trabalham para atender ao horário do expediente que é das 8:00 às 19:00 h. Os serviços de empréstimo domiciliar, são feitos para usuários cadastrados, que possuem a carteira da biblioteca obtida mediante os seguintes documentos: 2 fotos, comprovante de residência, carteira de identidade e o pagamento de uma pequena taxa. Apresentando carteira o usuário poderá levar 2 livros e 1 revista pelo prazo de 7 dias corridos para devolução.

UMA CURIOSIDADE:

Você sabia que a Biblioteca Municipal Carmelito Barbosa Alves foi projetada pelo arquiteto Elomar Figueira Mello, também conhecido nacionalmente como o cantor e compositor Elomar?

Sim, Elomar desenhou o bonito prédio de linhas retas que possui um hall de entrada e um foyer que atende a um amplo auditório, além de um bem cuidado jardim interno, rodeado por várias salas de pesquisa, leitura e um acervo bibliográfico bem diverso.

(FONTE: ÉRICA PAIXÃO DA SILVA in AVALIAÇÃO DE PÚBLICO NA BIBLIOTECA MUNICIPAL CARMELITO BARBOSA ALVES:UM OLHAR MUSEOLÓGICO. 2012. UFRB; e pesquisa ALMANAQUE CRUZALMENSE)

Publicado por

Edisandro Barbosa Bingre

Escritor, poeta, pesquisador memorialista e almanaquista. Agraciado em 2020 com o Título de Cidadão Cruzalmense pela Câmara de Vereadores de Cruz das Almas, Bahia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.