CIZINIO CINTRA

CURIOSIDADE
Você sabia que Cizínio Cintra, músico cruzalmense que foi um dos fundadores da Sociedade Filarmônica Euterpe Cruzalmense e, também, da Filarmônica Lira Guarany, era bisavô do cantor Rogério Lima?

Segundo relato do próprio Rogério Lima:

“Fico triste pelo esquecimento da pessoa dele pela história de Cruz das Almas. Meu bisavô foi o precursor da música aqui na cidade, sendo fundador da Euterpe Cruzalmense, se desentendendo com os grandes da época, fundou na sala de casa a Filarmônica Lira Guarany com 6 músicos travando uma batalha musical no coreto onde o prefeito e o padre tiveram de intervir já ao amanhecer… Morreu jovem aos 50 anos pobre, endividado e esquecido…O pouco que tinha, foi tomado para saudar dívidas…E a sua esposa (minha bisavó), ficou “literalmente” , no meio da rua…Vindo morar no Tabuleiro da vitória ( hoje Rua Lauro Passos) , na casa onde moro…Que era uma rancharia de ciganos…E teve de ir pra Cachoeira pedir esmolas para comprar essa casa…Essas histórias minha avó me contava…Mas sem mágoas, ela dizia que ele era um Cabo Verde, baixinho e disposto, andava alinhado com terno de linho engomado e chapéu. Excelente pai, namorador mas nunca dormiu fora de casa! Que sua memória um dia seja homenageada! Obrigado Almanaque pelo carinho e resgate!”

Publicado por

Edisandro Barbosa Bingre

Escritor, poeta, pesquisador memorialista. Em 2020 foi agraciado pela Câmara de Vereadores com o Título de Cidadão Cruzalmense.