PIONEIRA NA TELEFONIA

VOCÊ SABIA QUE…
Cruz das Almas foi a primeira cidade do interior da Bahia a fazer uma ligação telefônica para outro estado?
Segundo conta-nos o professor e cronista Clodoaldo Gomes da Costa, na sua coluna “Do Meu Dossier”, no Jornal Nossa Terra, em 1955:

“Cruz das Almas tem o seu lugar na historia das comunicações telefônicas do Estado. Os testes de ligação rádio-telefonica inter-estadual com o interior bahiano (1944) foram feitos daqui. O primeiro não teve exito devido a forte indução nas linhas telefónicas do ramal do Rio Vermelho, pelo qual se fazia a comunicação com os transmissores da Rádio Internacional, instalados na Pituba. No segundo teste, usando linhas próprias, ouvi muito bem o meu presado amigo engenheiro Nelson Oliveira, que se achava no Rio de Janeiro, e gerente, na época, daquela conceituada empreza de rádio-comunicações, em Salvador. Por isso, fui a primeira pessoa a falar do interior da Bahia com a Capital Federal. Naquele tempo as cousas andavam mais ou menos bem. Havia linhas telefonicas e telefones. Hoje há apenas a lembrança dos bons tempos do passado, quando sem dificuldades podia-se falar com a Capital da Republica.”

Publicado por

Edisandro Barbosa Bingre

Escritor, poeta, pesquisador memorialista e almanaquista. Agraciado em 2020 com o Título de Cidadão Cruzalmense pela Câmara de Vereadores de Cruz das Almas, Bahia.