A VISITA DO DEPUTADO E A “INAUGURAÇÃO DE NOVAS RUAS”, NA VILA DE CRUZ DAS ALMAS, EM 1913.

Em linguagem telegráfica e, ao mesmo tempo, laudatória, o jornal soteropolitano “Gazeta de Notícias”, na edição de 23/09/1913, noticia a visita à Vila de Cruz das Almas do deputado Ubaldino Assis, “eminente chefe [do] segundo districto”, que teria sido recebido na estação ferroviária “por mais de seiscentos cavalheiros e pela banda [de música] 5 de Março” e, na Rua da entrada da Vila, por “grande massa popular [e] extraordinário número de senhoras e senhoritas sob chuva de flores”.
A matéria continua com a descrição dos rapapés – que deveriam ser comuns nestes tipos de eventos naquela época -, registrando, em seguida, que foram “inauguradas novas ruas”, com os nomes de Dr. Seabra (o então governador do Estado) e Dr. Ubaldino Assis (o próprio deputado visitante). Parece-me que a rua Dr. Seabra (rua dos Poções) mantém a designação recebida na “inauguração”. E quanto à rua designada como Dr. Ubaldino Assis, continua com o nome que recebeu em 1913? Em caso negativo, alguém sabe como se chama hoje?

(FONTE: João Nascimento in Facebook)

Publicado por

Edisandro Barbosa Bingre

Escritor, poeta, pesquisador memorialista e almanaquista. Agraciado em 2020 com o Título de Cidadão Cruzalmense pela Câmara de Vereadores de Cruz das Almas, Bahia.