A ORIGEM DOS NOMES DOS BAIRROS

Você sabe qual a origem dos nomes de alguns bairros de Cruz das Almas, como Itapicuru, Tabela, Inocoop, Ana Lúcia, Suzana, Dona Rosa e outros?

COPLAN – era o nome da construtora que constava na placa que havia na entrada do conjunto residencial planejado ainda em construção, o que acabou servindo de referência para “apelidar” o lugar como o bairro da Coplan. Oficialmente, chama-se Núcleo Habitacional Ministro Aliomar Baleeiro.

ASSEMBLÉIA – Uma versão para a origem do nome é de que trata-se da rua onde até hoje fica localizada a mais antiga igreja Assembléia de Deus em Cruz das Almas, o que servia, portanto, de ponto de referência, dando inicialmente o nome ao lugar: Rua da Assembléia. Com o passar do tempo e o seu desenvolvimento, a população passou a chamar toda a expansão de Bairro da Rua da Assembléia e, depois, de Bairro da Assembléia. Existem outras versões, porém esta é a mais provável. 

ITAPICURU – nome da antiga Fazenda Itapicuru, que era propriedade do Coronel José Batista da Fonseca, conhecido por Cazuzinha. A extensa área foi loteada dando o nome a este e também origem a outros bairros.

INOCOOP – no Brasil, geralmente os bairros criados com o nome Inocoop são originários do Inocoop (Instituto de Orientação às Cooperativa Habitacionais) que é um sistema de cooperativas habitacionais em vários estados brasileiros, com o intuito de captar ação pública e orientar  iniciativa privada, estimulando a construção de habitações de interesse social e financiando a aquisição da casa própria.

TABELA – na rua que atualmente fica entre o bairro Tabela e o Portão 1 da UFRB, antigamente era conhecida como  Rua da Corrente e era a principal entrada comercial da cidade. Ali havia uma grande placa, uma tabela, que informava os valores das taxas de embarque de mercadorias (gado, fumo, laranja) que deveriam ser pagas para o transporte nos trens da antiga estação ferroviária Eng. Eurico Macedo, que ficava logo adiante seguindo a estrada. Assim, essa “tabela” que serviu de referência do local por muito tempo, deu nome ao bairro.

ANA LÚCIA – Originário do Loteamento Ana Lúcia, antiga propriedade de Lauro Barroso Fonseca (Maninho de Cazuzinha). Na década de 1970, o proprietário resolveu lotear a área que ficava ao lado da Mata de Cazuzinha na Fazenda Itapicuru e lançou o loteamento com o nome de Ana Lúcia. Escolheu esse nome como uma homenagem aos filhos: Ana Lúcia é o nome de uma de suas filhas.Quando a administração municipal resolveu dividir a cidade em bairros, optou por manter a denominação.

LAURO PASSOS – uma área plana situada no perímetro urbano da cidade e que, no passado, era a sede de uma fazenda de laranja de propriedade do ex-prefeito da cidade, Dr. Lauro de Almeida Passos, falecido em 1982. Com o desmembramento da área, que se transformou em loteamento, abriram-se ruas largas e uma grande praça, hoje conhecida como Praça da Sumaúma.

DONA ROSA – lá pelos anos 50 e 60 havia uma hospedaria para estudantes que vinham de outras paragens frequentar o Ginásio Alberto Torres e a Escola de Agronomia.  O local era afastado do centro  da cidade, era uma chácara e seu acesso era pelo “Pulo do Bode”.  Quem comandava a tal hospedaria era Dona Rosa Lordelo, que veio a dar o nome ao bairro mais tarde.

BAIXA DA LINHA – comunidade remanescente de quilombo; ou seja, composta por descendentes quilombolas que foram para lá para trabalharem na pedreira, na construção da Estação de Pombal e na construção da Escola de Agronomia. A localidade é conhecida por este nome por conta da linha do trem da antiga estação ferroviária que passa por aquela localidade.

TEREZA RIBEIRO – Fou professora no Ginásio Alberto Tôrres, no início dos anos 50.

BAIXA DE TOQUINHA – Toquinha refere-se ao apelido de um dos primeiros moradores. Ele tinha uma venda, situada na parte baixa, por isso o nome… “vou lá na baixa de Toquinha.” Assim, a localidade que antes se chamava Fazenda Coqueiro, passou a se chamar Baixa de Toquinha. Toquinha faleceu em 2009 ou 2010.

VILA GUAXINIM – Faz referência ao Sr. Luiz Santana apelidado como “Guaxinim”, que foi um dos primeiros moradores daquele lugar, desde 1948. Com o passar do tempo ele tornou- líder da comunidade que veio a chamar-se Vila Guaxinim.

SAPUCAIA – Nome, de origem indígena, de uma árvore que havia em abundância naquela localidade.

EMBIRA – Nome, de origem indígena, de um tipo de cipó que crescia em árvores, encontrado em abundância naquela localidade.

PIABAS – Originou-se da Fazenda Piabas que era um ponto de  referência para chegar-se à localidade.

UMBAUBEIRA – O povoado de Umbaubeira originou-se de um antigo e grande engenho chamado Fazenda Umbaubeira, que data de antes do século 19 e pertencia a família Batista Magalhães (talvez Zacarias Batista Magalhães).

Quem puder colaborar com mais outros bairros, comenta aqui.

Publicado por

Edisandro Barbosa Bingre

Escritor, poeta, pesquisador memorialista. Em 2020 foi agraciado pela Câmara de Vereadores com o Título de Cidadão Cruzalmense.

2 comentários em “A ORIGEM DOS NOMES DOS BAIRROS”

  1. Interessante poderiam expandir os assuntos sobre Cruz das Almas pois sabemos muito pouco deve existir muitas coisas interessante sobre nossa cidade e não temos conhecimento e essas novas gerações devem saber tudo sobre Cruz das Almas como a Baixinha da Vitória passou a ser Rua Lauro Passos nome dado pelo ex prefeito Lauro Passos que fez ok calçamento da a rua

    Curtir

  2. Bairro Ana Lúcia. O nome é originário do Loteamento Ana Lúcia, antiga propriedade de Lauro Barroso Fonseca (Maninho de Cazuzinha). Na década de 1970 o proprietário resolveu lotear a área que ficava ao lado da Mata de Cazuzinha da Fazenda Itapicuru e lançou o loteamento com o nome de Ana Lúcia. Escolheu esse nome como uma homenagem aos filhos. Ana Lúcia é o nome de uma de suas filhas.Quando a administração municipal resolveu dividir a cidade em bairros, optou por esse nome para identificar o Loteamento e as ruas adjacentes.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.