A FONTE DA SAPUCAIA

Fonte da Nação

Você já ouviu falar da Fonte da Nação? Ela fica localizada na Sapucaia e é muito conhecida na comunidade pelo seu grande valor histórico e sentimental. Contam os moradores dali que, há bem mais de 60 anos, a Fonte da Nação era muito frequentada pela população, que a usava para lavar roupa (inclusive “de ganho”), para tomar banho e até para o abastecimento de água potável. Dizem que na rua em frente formava-se uma enorme fila de pessoas com latas, aguardando a vez de pegar água. A fonte era um ponto de referência social e econômica muito importante para as pessoas ali. Temos o registro de que o Prefeito Waltercio Fonseca, durante a sua gestão nos anos de 64 a 67, construiu no lugar uma estrutura para abrigar as pessoas que frequentavam a fonte. Passados alguns anos, mais recentemente, durante muito tempo ela ficou abandonada e sem manutenção, o que era uma tristeza para a comunidade.
Mas agora, em 2020, graças a sensibilidade do Prefeito Orlandinho, a Fonte da Nação foi recuperada, o que causou uma feliz comoção aos moradores da localidade, pelo resgate daquela que orgulhosamente faz parte da história da Sapucaia: a Fonte da Nação.

Publicado por

Edisandro Barbosa Bingre

Escritor, poeta, pesquisador memorialista e almanaquista. Agraciado em 2020 com o Título de Cidadão Cruzalmense pela Câmara de Vereadores de Cruz das Almas, Bahia.