O CLUBE DAS MÃES

O Clube das Mães funcionava na Sociedade dos Artistas

O CLUBE DAS MÃES era uma associação beneficente fundada pela operária da industria do fumo Maria Joaquina e em parceria com amigas operárias e amigos operários que estavam na ativa, a exemplo de Maria Conceição (Lozinha), Maria Benedita, Marieta Costa então presidente do sindicato, Maria Helena Rodrigues, Hélio Pitanga e alguns estudantes da Escola de Agronomia que admiravam a sua luta e coragem. Esse foi um período conturbado na década de 1960. Nasce aí o primeiro movimento social de mulheres na cidade de Cruz das Almas. A implantação da associação trouxe benefícios para várias mulheres, que juntas conseguiram máquinas para os cursos de corte e costura, datilografia, as aulas aconteciam na Sociedade Euterpe Filarmônica.
Além disso, eram doados às mães pobres, gêneros alimentícios como leite, arroz e feijão. Vale lembrar que elas tanto doavam como também recebiam doações.

Publicado por

Edisandro Barbosa Bingre

Escritor, poeta, pesquisador memorialista. Em 2020 foi agraciado pela Câmara de Vereadores com o Título de Cidadão Cruzalmense.