MONUMENTOS CRUZALMENSES

Monumentos são peças expostas em locais públicos, às vezes bem conservadas, mas que passam despercebidas pela população, apesar de terem relevância histórica e artística. Sim, em algum momento, alguém considerou a sua notoriedade. Tanto que ganharam bustos ou estátuas na cidade. Hoje, para parte da população, não são mais que nomes famosos, alguns dados também a ruas, praças e prédios públicos. Mas…
E você? Sabe quem foram as personalidades homenageadas com monumentos em Cruz das Almas?

  • Estevam Barbosa Alves – marinheiro cruzalmense que morreu servindo à Patria durante a Segunda Guerra Mundial. Busto na Praça Estevam Barbosa Alves.
  • Dr.Lauro de Almeida Passos – um dos grandes benfeitores do município, era médico, fazendeiro, foi presidente de banco e, como político, foi deputado federal e prefeito de Cruz das Almas. Busto no Parque Sumauma.
  • Cônego Antônio da Silveira Franca – grande religioso, professor e escritor, foi o primeiro intendente da Villa de Cruz das Almas em 1897. Busto na Praça Senador Temístocles.
  • Landulfo Alves – governador, senador, engenheiro agrônomo e professor de Agronomia, foi um dos importantes atores políticos em torno de trazer a Escola de Agronomia para Cruz das Almas. Busto na UFRB, antiga Escola de Agronomia.
  • Expedicionário Antonio Conceição Souza – conhecido como Toninho de Castor, soldado cruzalmense morto na Itália servindo durante a Segunda Guerra Mundial. Estátua na Praça do Expedicionário.

Publicado por

Edisandro Barbosa Bingre

Escritor, poeta, pesquisador memorialista e almanaquista. Agraciado em 2020 com o Título de Cidadão Cruzalmense pela Câmara de Vereadores de Cruz das Almas, Bahia.