O PARQUE SUMAÚMA

Localizado no bairro Lauro Passos, é uma área plana, aprazível, situada no perímetro urbano de Cruz das Almas que, no passado, era a sede da Fazenda Bonsucesso, de propriedade do ex-prefeito da cidade, Dr. Lauro de Almeida Passos, falecido em 1982. Com o desmembramento da área, que se transformou em loteamento, abriram-se ruas largas e uma grande praça.

Sede da Fazenda Bonsucesso

Com o objetivo de preservar uma árvore de sumaúma (ceiba pentandra) ali existente, construiu-se uma praça nas proximidades da sede da antiga fazenda, uma área ampla e mais arborizada. Essa área passou a se chamar Parque Sumaúma e a referida árvore secular que inspirou o topônimo foi preservada, sendo posteriormente integrada oficialmente ao patrimônio ambiental do município. Contam que a árvore foi um presente de aniversário que Dr. Lauro Passos teria ganhado de seu irmão Hélio Passos, por ocasião do seu quinquagésimo aniversário.

A praça é arborizada, com muitas mangueiras, possui como monumento um busto em metal de seu fundador, Dr. Lauro Passos. Considerado um bairro nobre, em seu entorno pode-se observar tanto grandes residências das classes média e alta, como também outras edificações, como escolas particulares, escritórios e clínicas médicas. Mais recentemente, instalou-se ali também o Centro Administrativo da Prefeitura.

A partir do final da década de 80, numa iniciativa do  então prefeito Lourival José dos Santos, a festa de São João, grande evento que anualmente atrai milhares de turistas e apresenta vários dias de grandes shows, acontece no Parque Sumaúma, que na época passa a ser chamado de Arraial ou Arraiá.

Com o passar do tempo, o crescimento e a consolidação do caráter espetacular da festa, é montada uma mega estrutura, com um grande palco principal, com a frente voltada para as principais vias de canalização do fluxo de foliões juninos que para ali se dirigem. Nestes vários anos,  já  apresentaram-se em seu palco grandes artistas como Elba Ramalho, Zé Ramalho, Daniel, Cidade Negra, Santana, Flávio José, Calypso, Trio Nordestino, Alceu Valença, Leonardo, Acarajé com Camarão, Sarapatel com Pimenta, além de muitos outros.

Atualmente, os cidadãos utilizam o referido logradouro público para práticas esportivas, caminhadas ou simples contemplação.

(FONTES: Da casa à praça pública: a espetacularização das festas juninas no espaço urbano, do prof. Jânio Roque Castro)

Publicado por

Edisandro Barbosa Bingre

Escritor, poeta, pesquisador memorialista e almanaquista. Agraciado em 2020 com o Título de Cidadão Cruzalmense pela Câmara de Vereadores de Cruz das Almas, Bahia.