WALTER SIQUEIRA, O REI DAS CHARADAS

Walter Siqueira Santos nasceu em Saubara no ano de 1921, mas morou em Cruz das Almas por uma vida, onde constituiu a sua familia, estudou, trabalhou e muito contribuiu para a nossa sociedade. Era um homem muito inteligente, muito culto, que lia bastante. Escrevia e publicava no Jornal Nossa Terra, Jornal A Tarde, Revista Cruzeiro e Revista A Cigarra, isso lá pelos idos dos anos 50. Walter Siqueira, na sua coluna literária do Jornal Nossa Terra, assinava usando o pseudônimo de Matuto Cruzalmense; era considerado o Rei do Logogrifo (charada), chegando a Campeão Brasileiro de Charadismo, esse tipo de desafio literário fazia parte da publicação de quase todos os jornais brasileiros. Em Cruz das Almas foi professor, escrivão e secretário da Câmara Municipal. Uma interessante curiosidade é que Walter Siqueira, já de idade avançada, foi estudar Contabilidade no Colégio Cruz das Almas. E lá, tendo como um dos professores o seu amigo Hermes Peixoto, que era bem mais jovem que ele, diga-se de passagem, mas o já conhecia desde os tempos do Nossa Terra. Hermes Peixoto, conhecendo também a inteligência do agora aluno, perguntou-lhe: – Por que você não faz o Curso de Direito? Walter Siqueira tomou por conselho a provocação do mestre amigo e fez mesmo o curso, chegando a atuar na cidade como tal profissional.
Faleceu em Salvador, em 2002.

FONTE: Informações e foto do jornal Nossa Terra gentilmente cedidas por Hermes Peixoto. Foto de Walter Siqueira: disponível em CRUZ DAS ALMAS -FOTOS ANTIGAS in Facebook

Publicado por

Edisandro Barbosa Bingre

Escritor, poeta, pesquisador memorialista. Em 2020 foi agraciado pela Câmara de Vereadores com o Título de Cidadão Cruzalmense.