O DIA DA FESTA DA PADROEIRA

VOCÊ SABIA QUE…
antigamente, a Festa de Nossa Senhora do Bom Sucesso, a Padroeira de Cruz das Almas, era celebrada anualmente no dia 08 de dezembro?

Uma das providências que se fez necessária para a criação da Diocese de Cruz das Almas foi a alteração da data da Festa de Nossa Senhora do Bom Sucesso; isto porque outras paróquias da nova Diocese, a exemplo de Sapeaçu, Governador Mangabeira e Cachoeira, também festejam Nossa Senhora em 08 de dezembro; optou-se, então que, a partir de 2010, celebração da festa da Mãe do Bom Sucesso seria no dia 15 de setembro. Para tanto, por tratar-se de um feriado municipal, foi sancionada a Lei Municipal N° 2109/2010 instituindo a mudança do feriado do dia da Padroeira.

Como se vê, tal alteração precisou ser feita em nome da unidade diocesana: não haveria como fazer a Festa da Padroeira da Diocese com a efetiva participação de todas as suas Paróquias, num dia em que muitas delas estariam também festejando a Virgem Maria em seus territórios.

(FONTE: https://www.diocesedecruzdasalmas.com.br/home )

Publicado por

Edisandro Barbosa Bingre

Escritor, poeta, pesquisador memorialista e almanaquista. Agraciado em 2020 com o Título de Cidadão Cruzalmense pela Câmara de Vereadores de Cruz das Almas, Bahia.